segunda-feira, 22 de junho de 2015

Construção de uma casa de banho pública pode parecer uma prática comum, mas esta é uma tarefa monumental na Índia.
É complicado moradores de favelas tornarem-se empreiteiros, é arriscado para abrir uma conta bancária porque os bancos não têm regulamentos em favor das mulheres das favelas.
Essas mulheres desafiaram as probabilidades e começaram a sua própria revolução no saneamento! Elas são uma grande inspiração. Mostre o seu apoio por espalhar a palavra sobre o seu trabalho!

https://www.globalcitizen.org/en/content/mumbai-women-create-affordable-toilet-program/

segunda-feira, 12 de novembro de 2012

Gerador que trabalha com xixi

Quatro adolescentes em África inventaram o primeiro gerador que funciona com urina!!! http://t.co/5jdmeVuX via @grist





"Segundo o The Next Web de Emil Protalinski, o gerador movido a urina - o que pode transformar um litro de urina em seis horas de eletricidade - funciona assim:

A urina é colocada numa célula eletrolítica, que quebra a uréia em nitrogênio, hidrogênio e água.

O hidrogénio entra no filtro de água para a purificação, que então é empurrado para dentro do cilindro de gás.

O cilindro de gás empurra o hidrogénio dentro de um cilindro de bórax líquido, que é usado para remover a humidade do gás de hidrogénio.

Este gás de hidrogénio purificado é empurrado para dentro do gerador."

Muito interessante, já podiamos ter inventado isto à mais tempo!!!


http://grist.org/list/pee-powers-this-generator-invented-by-four-african-teens/#.UKC3trqKRy8.twitter

quarta-feira, 26 de setembro de 2012

A factura da água aumentou até ao triplo entre 2009 e 2011

No jornal público vinha a seguinte notícia:

"Operadores estão cada vez mais a ajustar os preços do abastecimento, saneamento e tratamento de resíduos de modo a conseguir cobrir os reais custos desses serviços.
A factura da água aumentou na esmagadora maioria dos concelhos do país nos últimos dois anos, chegando a triplicar nalguns casos. Dados da Entidade Reguladora para os Serviços de Águas e Resíduos (ERSAR) mostram que os preços nos diferentes pontos do país aproximaram-se ligeiramente, mas ainda há uma grande disparidade.

Em 2011, segundo o último levantamento da ERSAR, uma família típica pagou pela factura da água em média 19,11 euros mensais. Este valor pressupõe um consumo de 10 metros cúbicos de água por mês e inclui os serviços de abastecimento (9,80 euros), saneamento (5,69 euros) e tratamento de lixo (3,62 euros).

Mas a variação no país é grande. O valor máximo foi cobrado pela Infralobo, empresa detida em 51% pela Câmara de Loulé e que serve o empreendimento turístico de Vale do Lobo e algumas urbanizações e moradias vizinhas. Os moradores pagaram 40,52 euros por mês (14 euros para a água, 20,10 euros para o saneamento e 6,42 euros para os resíduos). A seguir na lista está uma empresa municipal semelhante, também de Loulé, a Infraquinta, que serve a Quinta do Lago. Preço da factura típica: 40,16 euros..."

(continuação: http://economia.publico.pt/Noticia/factura-da-agua-aumentou-ate-ao-triplo-entre-2009-e-2011-1564575)

É caso a meu ver das pessoas se familiarizarem com os sistemas de saneamento a seco e perderem a fecofobia de tratar o seu próprio composto, podendo até fazer um bem aos jardins das cidades, etc...

sábado, 22 de setembro de 2012

3S no Encontro Verde 2012

Este ano é com muita alegria que apresento o primeiro workshop sobre sistemas de saneamento a seco num evento tão interessante como este, o Encontro Verde!!
DATA 29 e 30 de Setembro de 2012 Tábua



"Encontro Verde é um Encontro dedicado à partilha de práticas ecológicas cuja finalidade é proporcionar a todos os participantes os conhecimentos e a sabedoria para viver de uma vida Simples, Natural e Sustentável.
A crescente instabilidade social e económica cujas repercussões agravam severamente o ambiente, levam a que cada vez mais indivíduos e famílias comecem a procurar alternativas de vida que não sejam destrutivas e que acima de tudo sejam mais equilibradas e justas.
Face às irreversíveis alterações climáticas e consequentes necessidades de adaptação, urge criar novos paradigmas de vida que minimizem ao máximo o impacte no ambiente natural e social. Para que isto seja possível é necessário reduzir o consumo, reaproveitar recursos recicláveis evitando todos os desperdícios, reflorestar e adoptar métodos de agricultura ecológica, utilizar energia de fontes renováveis retendo-a ao máximo, implementar economias locais auto-reguladas e independentes dos macro-sistemas económicos, entre muitas outras abordagens mais sustentáveis.O Encontro Verde tem como objectivo proporcionar oportunidades de aprendizagem e ensinamento para que se espalhe o ” ecológia prático”. Como fim, pretende-se que todos os participantes se possam conhecer e unir para criarem eco-aldeias ou eco-cidades, sabendo fazer bem para recuperar a Natureza e a dignidade Humana."

Programa: http://encontroverde.wordpress.com/programacao-2012/

Para saber mais visite: http://encontroverde.wordpress.com/

quarta-feira, 29 de agosto de 2012

Falando de xixi cócó

" Há no geral quatro maneiras de se lidar com excrementos humanos.
A primeira é jogar fora como lixo. As pessoas o fazem ao defecar em reservatórios de água potável, ou em fossas externas ou privadas. A maioria desse material acaba sendo lançada ao ambiente, incinerada, enterrada ou descarregada nos cursos de água.

A segunda maneira de lidar com excrementos humanos é a aplicação desse material fresco a terras agrícolas. Isso é bastante popular na Ásia " chamam-lhe o "solo nocturno" e nem por isso é melhor que a primeira opção, pois essa práctica embora mantenha os solos férteis, também age como rota de transmissão para organismos causadores de doenças. "Nas palavras do Dr. J. W. Scharff, ex-director do departamento de saúde de Singapura, "Embora as verduras se desenvolvam bem, a práctica de aplicar esterco humano directamente ao solo é perigosa à saúde. A pesada carga de doenças e mortes por várias doenças entéricas da china é bem conhecida."!!


É por isso que este blog, assim como a 3S, NÃO é sobre a reciclagem de excrementos através da aplicação dos mesmos frescos ao solo, nem sobre latrinas que abrem buracos no chão e contaminam as águas do subsolo, como muitos compadres aqui de portugal faziam no meio rural, nem tão pouco dá-los ao porco!!!!

"A terceira forma de lidar com excremento humano é COMPOSTÁ-LO lentamente por um período prolongado de tempo. Esta é a forma empregada pela maioria das casas de banho compostáveis comerciais. A compostagem lenta geralmente ocorre a temperaturas abaixo da do corpo humano que é de aproximadamente 37º. Este tipo de compostagem elimina a maioria dos organismos patogênicos em questão de meses, e acaba por eliminar todos os patógenos humanos, após transcorrido tempo adequado. Compostagem a baixa temperatura cria um aditivo de solo útil que é ao menos seguro para uso em jardins, hortas e pomares.


Compostagem termofílica é a quarta maneira de se lidar com excrementos humanos. Este tipo de compostagem envolve o cultivo de microorganismos que adoram calor (55 a 60º), ou termofílicos, no processo de compostagem. Microorganismos termofílicos, tais como bactérias e fungos, podem criar um ambiente no composto que destrói organismos causadores de doenças potencialmente presentes nas fezes, convertendo o humanure" (human+manure), ou seja o estercumano (esterco+humano)"seguro, de aspecto e odor agradáveis, para uso de horticultura."


"Compostar significa converter material orgânico em solo ou, mais precisamente húmus. Húmus é uma substância marrom ou preta, resultado da degradação de material orgânico ou restos vegetais." Com um odor a terra!!

Textos retirados do Livro "The Humanure Handbook" de Joseph Jenkins