quarta-feira, 29 de agosto de 2012

Falando de xixi cócó

" Há no geral quatro maneiras de se lidar com excrementos humanos.
A primeira é jogar fora como lixo. As pessoas o fazem ao defecar em reservatórios de água potável, ou em fossas externas ou privadas. A maioria desse material acaba sendo lançada ao ambiente, incinerada, enterrada ou descarregada nos cursos de água.

A segunda maneira de lidar com excrementos humanos é a aplicação desse material fresco a terras agrícolas. Isso é bastante popular na Ásia " chamam-lhe o "solo nocturno" e nem por isso é melhor que a primeira opção, pois essa práctica embora mantenha os solos férteis, também age como rota de transmissão para organismos causadores de doenças. "Nas palavras do Dr. J. W. Scharff, ex-director do departamento de saúde de Singapura, "Embora as verduras se desenvolvam bem, a práctica de aplicar esterco humano directamente ao solo é perigosa à saúde. A pesada carga de doenças e mortes por várias doenças entéricas da china é bem conhecida."!!


É por isso que este blog, assim como a 3S, NÃO é sobre a reciclagem de excrementos através da aplicação dos mesmos frescos ao solo, nem sobre latrinas que abrem buracos no chão e contaminam as águas do subsolo, como muitos compadres aqui de portugal faziam no meio rural, nem tão pouco dá-los ao porco!!!!

"A terceira forma de lidar com excremento humano é COMPOSTÁ-LO lentamente por um período prolongado de tempo. Esta é a forma empregada pela maioria das casas de banho compostáveis comerciais. A compostagem lenta geralmente ocorre a temperaturas abaixo da do corpo humano que é de aproximadamente 37º. Este tipo de compostagem elimina a maioria dos organismos patogênicos em questão de meses, e acaba por eliminar todos os patógenos humanos, após transcorrido tempo adequado. Compostagem a baixa temperatura cria um aditivo de solo útil que é ao menos seguro para uso em jardins, hortas e pomares.


Compostagem termofílica é a quarta maneira de se lidar com excrementos humanos. Este tipo de compostagem envolve o cultivo de microorganismos que adoram calor (55 a 60º), ou termofílicos, no processo de compostagem. Microorganismos termofílicos, tais como bactérias e fungos, podem criar um ambiente no composto que destrói organismos causadores de doenças potencialmente presentes nas fezes, convertendo o humanure" (human+manure), ou seja o estercumano (esterco+humano)"seguro, de aspecto e odor agradáveis, para uso de horticultura."


"Compostar significa converter material orgânico em solo ou, mais precisamente húmus. Húmus é uma substância marrom ou preta, resultado da degradação de material orgânico ou restos vegetais." Com um odor a terra!!

Textos retirados do Livro "The Humanure Handbook" de Joseph Jenkins